PRÓTESE SOBRE IMPLANTES

A prótese sobre implante é uma técnica odontológica criada para fazer a reabilitação bucal de pacientes que perderam um dente, grupo de dentes ou todos os dentes.

A técnica consiste em realizar primeiramente o implante de raízes artificiais e em seguida instalar uma prótese fixa com o aspecto de dentes naturais. Esta técnica é utilizada pelo cirurgião dentista, sendo necessária uma avaliação prévia do caso para verificar qual é o tratamento de reabilitação mais indicado. Existem 2 tipos de tratamentos:

Protocolo Fixo: É uma prótese fixa, em resina ou cerâmica, instalada sobre pinos de implantes de todos os dentes. A principal vantagem é a de devolver a função mastigatória ao paciente. Com o sistema comum de dentadura, o paciente tem em média 20% do poder de mastigação original, já com o protocolo fixo sobre implantes, esse percentual de poder de mastigação sobe para aproximadamente 85%.

Protocolo Parcial Fixo: É uma prótese fixa instalada sobre pinos de titânio para substituir um número de dentes pequeno, podendo ser até mesmo de um único dente, evitando os processos de desgaste dos dentes vizinhos para a confecção das pontes fixas tradicionais.

Essa modalidade de reabilitação oral pode ser planejada em projeto computadorizado, realizando o desenho das próteses no Sistema CADCAM CEREC. O paciente que recebe a prótese sobre implante terá as funções do sistema mastigatório restabelecidas, além de poder contar com a máxima segurança e confiança na hora de sorrir e falar.